Número total de visualizações de página

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Erupção solar dirige-se para a Terra


Evento pode afetar sistemas de comunicações


Observatório Solar da NASA anunciou que se deu hoje uma explosão solar classificada como M9, quase uma erupção de classe X, das maiores que existem, avança o jornal El Mundo.

O sol encontra-se num estado muito ativo. O maior risco destas tempestades solares é a possibilidade de afetarem os sistemas de comunicações na Terra.


Segundo o diário espanhol, o Observatório sublinha que esta situação está “dentro da normalidade”dado o actual momento ativo do sol, mas que “ninguém pode concluir não ter também nenhum perigo”, uma vez que é um fenómeno com potencial de causar novas tempestades solares maiores do que esta.


A origem desta explosão de intensa radiação proveniente da libertação de energia magnética é a mancha solar 1402. Especificamente, os satélites de observação capturaram um tipo de ejeção de massa coronal saída desta mancha em direção à Terra.


O Observatório assinalou que a magnetosfera do planeta está atualmente em processo de recuperação da erupção solar, mas que também vai enfrentar uma nova erupção três vezes maior e que pela sua extraordinária velocidade atingirá a Terra nesta terça-feira ou quarta-feira.

1 comentário: