Número total de visualizações de páginas

domingo, 8 de janeiro de 2012

Encontrado mineral que se pensava existir apenas na Lua

Foi encontrado na Austrália um mineral raro chamado «tranquilitita», que se pensava que existisse apenas na Lua, onde foi encontrado há cerca de 43 anos, na durante a missão norte-americana do Apolo XI.


Este mineral foi uma das amostras de rocha trazidas pela missão norte-americana Apolo XI, desconhecendo-se, até ao momento, que pudesse existir também na Terra. A descoberta surpreendeu os cientistas que agora acreditam ser possível encontrá-lo em outras partes do mundo.

«É incrível que a tranquilitita existiu este tempo todo nas rochas terrestres e passaram 40 anos desde que foi encontrado na Lua para ser detetado», disse Birger Rasmussen, que liderou a equipa da Universidade de Curtin, na Austrália, que fez a descoberta, publicada agora na revista Geology.


A «tranquilitita» que deve o nome ao local onde foi encontrada pela equipa do Apolo XI, no Mar da Tranquilidade, na superfície lunar, em 1969, foi descoberta na Terra em 2009 e analisada durante dois anos para confirmar que era igual ao da Lua.

Até amo momento o mineral já foi encontrado em seis pontos da Austrália ocidental, em rochas como a dolerita, conhecida popularmente como granito negro, um dos últimos minerais que cristalizam do magma.

Sem comentários:

Enviar um comentário