Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Convecção mantelica

A convecção é o principal mecanismo responsável pelo fluxo de energia na terra.
Esta ocorre em função de diversos factores nomeadamente: 

1-    Expansão  térmica  - aquecimento de um fluido provoca o  do seu volume por aumento expansão 
2-    Gravidade – é essencial atrair os matérias mais densos para o fundo.
3-    Fluidez – o material necessita de ser fluido, para que possa criar uma célula convectiva.


Correntes convectivas: movimento de material com comportamento fluido, definindo células de convecçao no manto , em que o material mais quente se torna mais denso e ascende e após o arrefecimentos e torna mais denso , mergulhando em profundidade.



Actualmente existem 3 modelos que permitem explicar a circulação no manto:

1-    Modelo a um nível: no manto profundo, perto do limite com o núcleo externo as rochas encontravam-se a elevadas pressões e temperaturas, os materiais tornava-se menos densos e acabavam por ascender por uma célula convectiva.



2-    Modelo a dois níveis : assume a existência de 2 camadas de células convectivas . Ao chegar ao rifte , o material sofre uma diminuição da sua temperatura de fusão . Ocorre a fusão parcial do material, que é emitido ao nível dos riftes e que contribui para a expansão dos fundos oceânicos .





Modelo penetrativo: Em vez de se referir à descontinuidade do manto nos 670 quilómetros de profundidade como "limite" rígido, é considerado como uma transição de fase. Então aparece a convecção parcialmente penetrativa. Isto significa que, ocasionalmente, piscinas de material mais frio acumulado libertam o seu material no manto inferior. Este modelo ajuda a conciliar medidas aparentemente contraditórias.






4 comentários:

  1. não percebeste a imagem?


    e eu a pensar que geologia era só calhaus.. força nisso guilha :)

    ResponderEliminar
  2. Olá qual foi a nota que tiveste com esse professor?

    ResponderEliminar
  3. Eu tive 15 , mas podia ter tirado muito mais pois desleixava-me um pouco dos testes , mas no blog tirava sempre 20 !!! By Guilherme Ribeiro

    ResponderEliminar