Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Vermes reproduzem-se da mesma forma no Espaço e na Terra


Em 2006, os astronautas do Discovery que rumaram até Estação Espacial Internacional (ISS), levaram consigo quatro mil vermes minúsculos (da espécieCaenorhabditis elegans) para estudarem o seu comportamento reprodutivo. Durante três meses analisaram os efeitos que a microgravidade lhes estava a provocar.



A experiência foi projectada por investigadores da Universidade de Nottingham (Reino Unido) e os seus resultados estão agora publicados no«Journal of the Royal Society Interface». A principal conclusão a que chegaram os cientistas é que os C. elegans reproduzem-se no espaço da mesma forma que na Terra. Não encontraram diferenças nem no seu nascimento nem no seu desenvolvimento até serem adultos. 

Esta espécie estudada é biologicamente parecida com os seres humanos, sendo uma das favoritas para este tipo de investigação. Com o comprimento máximo de um milímetro, cada C. elegans pode pôr entre 200 e 300 ovos e o seu ciclo de vida dura entre duas e três semanas.

Apesar de se terem realizado anteriormente experiências com estes vermes na ISS, estas são as primeira observações do comportamento reprodutivo dos mesmos em órbita terrestre baixa.


1 comentário: