O que causa o aquecimento global?
Os cientistas passaram décadas para descobrir o que está causando o aquecimento global. Eles analisaram os ciclos naturais e eventos que são conhecidos por influenciar o clima. Mas a quantidade eo padrão de aquecimento que foi medido não pode ser explicado por estes factores por si só. A única maneira de explicar o padrão é incluir o efeito de gases de efeito estufa (GEE) emitidos por seres humanos.
Para trazer todas estas informações, as Nações Unidas formou um grupo de cientistas chamado de Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas , ou IPCC. O IPCC se reúne a cada poucos anos para rever as últimas descobertas científicas e escrever um relatório que resume tudo o que se sabe sobre o aquecimento global. Cada relatório representa um consenso ou acordo, entre centenas de cientistas de renome.
Um dos primeiros cientistas coisas aprendidas é que existem vários gases de estufa responsáveis pelo aquecimento, e os seres humanos emitem eles em uma variedade de maneiras. A maioria vem da queima de combustíveis fósseis em automóveis, fábricas e produção de electricidade. O gás responsável pela maior parte do aquecimento é o dióxido de carbono, também chamado de CO2. Outros colaboradores incluem metano liberado de aterros sanitários e agricultura (especialmente do sistema digestivo dos animais de pasto), óxido nitroso provenientes de fertilizantes, gases utilizados para processos de refrigeração e industrial, ea perda de florestas que poderiam armazenar CO2.
Gases de efeito estufa diferentes têm muito diferentes de calor-caça com armadilhas habilidades. Alguns deles podem até mesmo prender mais calor que o CO2. Uma molécula de metano produz mais de 20 vezes o aquecimento de uma molécula de CO2. O óxido nitroso é 300 vezes mais poderoso que o CO2. Outros gases, como os clorofluorocarbonetos (que tenham sido proibidos em muitas partes do mundo, porque eles também degradam a camada de ozônio), têm calor-caça com armadilhas potenciais milhares de vezes maior do que o CO2. Mas porque as suas concentrações são muito mais baixos do que o CO2, nenhum desses gases adiciona o calor tanto para a atmosfera como CO2 faz.
Para entender os efeitos de todos os gases juntos, os cientistas tendem a falar sobre todos os gases de efeito estufa em termos de quantidade equivalente de CO2. Desde 1990, as emissões anuais subiram cerca de 6 bilhões de toneladas de "equivalente de dióxido de carbono" em todo o mundo, mais do que um aumento de 20 por cento.
Sem comentários:
Enviar um comentário