Foi encontrado na Austrália um mineral raro chamado «tranquilitita», que se pensava que existisse apenas na Lua, onde foi encontrado há cerca de 43 anos, na durante a missão norte-americana do Apolo XI.
Este mineral foi uma das amostras de rocha trazidas pela missão norte-americana Apolo XI, desconhecendo-se, até ao momento, que pudesse existir também na Terra. A descoberta surpreendeu os cientistas que agora acreditam ser possível encontrá-lo em outras partes do mundo.
«É incrível que a tranquilitita existiu este tempo todo nas rochas terrestres e passaram 40 anos desde que foi encontrado na Lua para ser detetado», disse Birger Rasmussen, que liderou a equipa da Universidade de Curtin, na Austrália, que fez a descoberta, publicada agora na revista Geology.
A «tranquilitita» que deve o nome ao local onde foi encontrada pela equipa do Apolo XI, no Mar da Tranquilidade, na superfície lunar, em 1969, foi descoberta na Terra em 2009 e analisada durante dois anos para confirmar que era igual ao da Lua.
Até amo momento o mineral já foi encontrado em seis pontos da Austrália ocidental, em rochas como a dolerita, conhecida popularmente como granito negro, um dos últimos minerais que cristalizam do magma.
Sem comentários:
Enviar um comentário