Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Mudanças Ambientais


Aquecimento Global

     Entendemos o aquecimento global como um fenómeno climático de larga extensão, ou seja, é um aumento da temperatura média superficial global que se vem verificando desde os últimos 150 anos.
     Podem ser consideradas causas naturais (por exemplo: ciclo solar, variação orbital, el niño la niña e vulcanismo) oucausas antropogénicas (emissão de gases poluentes para a atmosfera que contribuem para o aumento do efeito de estufa).

Efeito de Estufa

     O efeito estufa é o processo que a terra utiliza para manter a temperatura ao nível necessário para que exista vida no nosso planeta, tal como a conhecemos.  Os gases naturais existentes na atmosfera funcionam como uma barreira impedindo que o calor se disperse totalmente para o espaço exterior. Sem este efeito, a temperatura global média da terra seria -18°C, quando neste momento se situa nos +15°C.
     Quando existe uma perturbação nos gases de estufa da atmosfera o equilíbrio químico é afectado e tem consequências para a vida. Nos últimos anos a acção do Homem tem contribuído para que este equilíbrio fosse afectado.

     
Consequências do efeito de estufa para o ambiente

     Alterações nos gases de estufa levam à ocorrência de variações climáticas tais como:
  • alteração na precipitação;
  • subida do nível dos oceanos (degelos);
  • ondas de calor.
     Assim é natural registar-se um aumento de situações de cheias


Sem comentários:

Enviar um comentário